Como exportar objetos complexos do 3D Max para o formato Collada(.dae)

Collada

Neste post irei mostrar depois de muitas tentativas e erros como exportar modelos feitos no 3D Max através do plugin ColladaMax OSS.

Sei que muita gente está penando tendo dificuldades para conseguir exportar seus modelos para o formato .dae, por isso tive a idéia de criar este tutorial após a instalação de vários plugins, varias versões e de várias dores de cabeça  até conseguir. Neste tutorial irei usar a versão 3.05B do plugin ColladaMax OSS, a ultima versão deste plugin é a 3.05C que não é estável e não tive muito sucesso usando ele.

Mãos a obra então:

  1. Primeiramente baixe o plugin ColladaMax versão 3.05B aqui . Essa versão serve para as versões do 3D Max 9, 2008 e 2009 (também tive problemas com a versão 2010 do 3D Max ).
  2. A instalação é bem simples: Após extrair os arquivos, copie o arquivo “ColladaMax.dle” para a pasta “C:\Arquivos de programas\Autodesk\3ds Max 2009\plugins”.
  3. Após a instalação do plugin, faça sua modelagem e exporte através do menu: File >> Export…
  4. Selecione a extensão COLLADA(*.DAE), e nomeie seu arquivo de acordo com sua preferência sem escrever a extensão .dae na frente (exemplo.dae), deixe que o plugin faça isso automaticamente.
  5. Após nomear o arquivo clique no botão Salvar.
  6. Irá aparecer uma janela com algumas opções a serem selecionadas. Se o seu modelo for estático, ou seja, sem animação, deixe selecionadas as opções conforme a figura abaixo e clique no botão OK. Caso seu objeto seja animado selecione a opção Enable Export e indique o frame inicial e final de sua animação e clique OK.
  7. Após a exportação abra o arquivo de sua modelagem com o bloco de notas ou outro editor similar, e encontre as linhas referentes às texturas usadas no projeto, como por exemplo:
<image id=”Textura.jpg” name=”Textura_jpg”>
<inite_from>file:///C:\Documents and Settings\Administrador\Desktop\Textura.jpg</inite_from>
</image>

Troque por:

<image id=”Textura.jpg” name=”Textura_jpg”>
<inite_from>Textura.jpg</inite_from>
</image>

Lembrando que os arquivos referentes às texturas devem estar no mesmo diretório dos arquivos .dae e que as linhas acima são apenas um exemplo, no projeto de vocês este caminho da textura pode mudar pois quando eu fiz a exportação salvei a mesma no meu desktop por isso o caminho é este, e quem usar mais de uma textura vai haver mais linhas no arquivo .dae referente às texturas. Vocês devem ficar muito atentos quanto a isso.

8.   Após editar estas linhas salve o arquivo sem alterar o nome.

Atenção: Se na inicialização do 3D Max o mesmo retornar um erro (“failed to initialize. Error code 126 – The specified module could not be found”) após a instalação do plugin pelo modo manual (colocando a DLE no diretório de plugins do 3D Max) ou através do executável (que nem sempre da certo) devemos instalar primeiramente o DirectX End-User Runtime Web Installer e o Microsoft Visual C++ 2005 SP1 Redistributable Package (x86x64). Provavelmente após a instalação do DirectX já funcione.

E está pronto seu modelo .dae para ser usado nos projetos de Realidade Aumentada.

De acordo com meu colega de forum João Toledo no curso do Luciano Augusto a maioria dos servidores de hospedagem contratados não suportam os arquivos .DAE porém apenas devemos renomear a extensão para TXT (.txt), exemplo: arquivo.dae —> arquivo.txt.

Devo dizer que não sou um “expert” em modelagem 3D e que meu conhecimento nesta área foi adquirido através de tentativas e erros #fail .

Qualquer duvida, sugestões, insultos podem ser ditos através dos comentários.

Abraços a todos!!!

About these ads
  1. Ótimo post, estarei fazendo uns testes e se tiver sucesso retorno comentando…

      • araujodionata
      • 27 julho, 2010

      Eduardo muito obrigado, qualquer duvida ou sugestão é só comentar.

      Dionata Martins.

  2. Estou tendo o seguinte problema.

    DLL failed to initialize.
    Error code 126 – Não foi possível encontrar o módulo especificado.

    Alguma sugestão?

    Baixei o plugin daqui:
    http://update.multiverse.net/wiki/index.php/Installing_the_3ds_Max_COLLADA_Plugin

    • araujodionata
    • 18 agosto, 2010

    Eduardo, você instalou o DirectX e o C++ conforme dito no final do post?
    Acho que assim já resolva seus problemas.
    Qualquer coisa posta ae a pergunta.

    Abraços

  3. Prezado Araujo,

    Consegui somente depois de fazer o processo completo descrito por você no post, agora, o meu arquivo ficou com 56 megas, é normal?

    Seguinte, eu também para evitar esse processo de abrir o arquivo em um TXT etc, eu pensei em já deixar os arquivos todos no mesmo lugar, o arquivo max com as texturas e exportar o .dae nesse mesmo diretório para que ele fique com a mesma raiz, é correto isso ou ele vai chamar os diretórios desde o C: ?

    Grato aí pelo post que sem ele seria quase impossível fazer tal exportação.

      • araujodionata
      • 18 agosto, 2010

      Sim ele vai buscar apartir da unidade C:, a questão do tamanho do arquivo, é relativa a quantidade de poligonos, quanto mais perfeita as formas do modelo maior será o arquivo.
      Há tambem um plugin que reduz a quantidade de poligonos chamado Polygon Cruncher, que ainda não testei.

      Abraços

      • Excelente plugin, acabei de usar, muito bom mesmo, ele oferece uma resolução ótima, você vai reduzindo e vendo o preview ali mesmo na tela para saber como está ficando o modelo, reduzindo os poligonos o máximo que conseguir sem que destrua o modelo.
        Enfim, o ideal para realidade aumentada é já ter um modelo feito em low poly, mas no meu caso que estamos fazendo um teste com um modelo enviado por uma empresa e é necessário reduzir o peso do mesmo, esse plugin é excelente.
        reduzi de 56 megas para 7 megas, não é a melhor coisa do mundo mas é uma redução considerável.

        Grato pela dica

    • Amilton Junior
    • 5 setembro, 2010

    Olá araujodionata, ja criei o arquivo .dae, só que não como faço para poder visualizar este arquivo, precisa de algum programa para abrir este tipo de arquivo.
    Após criar o arquivo .dae, é possível criar algum tipo de desenho para ser visualizado com a web-cam ?
    Desde já agradeço.
    Aguardo respostas.

      • araujodionata
      • 6 setembro, 2010

      Olá Amilton, me desculpe mas não entendi muito bem sua pergunta. os arquivos em dae são usados em aplicações de Realidade Aumentada, acredito que na próxima semana irei postar um artigo falando como usar múltiplos marcadores.
      Abraços.

        • Amilton Junior
        • 6 setembro, 2010

        Obrigado araujodionata, ficarei no aguardo do artigo sobre múltiplos marcadores.

    • Carlos Anderson
    • 25 setembro, 2010

    Parabéns pelo post!

    Exportei aqui, tudo belezinha. O problema é que a textura não fica exatamente igual ao 3dMAX, ela fica falhando em certos triângulos do objeto 3D. O que fazer?

    Abraço

    • ricardo
    • 4 outubro, 2010

    Olá, eu tenho uma aplicação e nela importo um modelo em .dae, utilizando o exportador do blender eu consigo, mas com o do 3ds não vai de forma alguma, já utilizei este como você disse. Exporto mas na aplicação não aparece nada, há algum outro parâmetro que precisa ser modificado?

    obrigado

    • Agnaldo
    • 28 outubro, 2010

    Olá. Eu estou fazendo uma aplicação em realidade aumentada utilizando a biblioteca Flartookit, PaperVision 3D e com a linguagem ActionScript, e nessa aplicação eu teria que chamar vários marcadores ao mesmo tempo e não sei como fazer isso via programação. Gostaria de saber se vc poderia me ajudar. Agradeço desde já.

      • araujodionata
      • 28 outubro, 2010

      Agnaldo, já fiquei devendo um post sobre isso ao Amilton… Acredito que eu consiga fazer algo o mais breve possível, mas esta muito apertado pra mim já que estou fazendo meu TCC da facul.
      Abraços.

    • Catiane
    • 1 novembro, 2010

    ótimo post!!!! FUncionou corretíssimo!!! Parabéns!

      • araujodionata
      • 1 novembro, 2010

      Obrigado Catiane.

  4. Olá,

    Mesmo segundo seu tutorial a risca, minhas animações não conseguem ser exportadas para DAE. Meu computador é 64 bit, tenho o 3DS MAX 2009, DirectX, etc. Tem certeza que esse plugin funciona em 64 bit? Porque o erro ao inicializar o 3DS Max é que ele não é “identificado como x86 válido”.

      • araujodionata
      • 30 janeiro, 2011

      Olá midnightskye9 desculpe pela demora para responder. Seu 3DS Max também é 64bits?? o plugin que indico para baixar é a versão x86, ou seja 32 bits, derrepente está dando problemas justamente por essa razão. Dá uma olhada se esse plugin aqui da certo pra vc.

      Abraços e obrigado por ler meu blog.

    • MauroJunior
    • 1 março, 2011

    Eu trabalho com o 3ds 2010 64bits, e a exportação é perfeita aqui.. .com texturas e tudo.. mas animações dão erro.. eu usso este memso plugin colldada… sabe alguma configuração para isso ?.. das opções já tentei todas combinações possiveis…

      • araujodionata
      • 1 março, 2011

      mauro vc instalou o plugin 64bits?

  5. Qual o tamanho (Kb) máximo para que um arquivo DAE não afete muito a interação com o usuário, em outras palavras, para que não fique “travando” quando o marcador é reconhecido… Você conhece alguma forma de otimizar este arquivo?

    Grato

      • araujodionata
      • 8 abril, 2011

      Bruno,

      Eu já fiz alguns modelos mais pesados com cerca de 30mb… Mas usei o plugin que citei para o Eduardo, o Polygon Cruncher, que é muito bom por sinal. Minhas modelagens de 30MB foram reduzidas para 6MB, e olha que não sou tão bom em modelagens :) . Apenas para informação, o plugin nao é gratuito e funciona em trial por cerca de 30 dias ou mais.

      Abraços, e muito obrigado por ler meu blog.

      PS: seu blog tambem é muito bom, parabens.

    • jane
    • 27 abril, 2011

    olá pessoal , estou com o seguinte erro no max e nao sei consertar alguem pode me ajudar? não achei nada na net sobre isso.
    O Error
    —————————
    The following configuration path(s) do not exist.

    Additional Icons: C:\Arquivos de programas\Autodesk\3ds Max 2011\UI\usericons
    Additional Macros: C:\Arquivos de programas\Autodesk\3ds Max 2011\UI\usermacros
    Animations: C:\Arquivos de programas\Autodesk\3ds Max 2011\sceneassets\animations
    Archives: C:\Arquivos de programas\Autodesk\3ds Max 2011\archives
    AutoBackup: C:\Arquivos de programas\Autodesk\3ds Max 2011\autoback
    BitmapProxies: C:\Arquivos de programas\Autodesk\3ds Max 2011\proxies
    Downloads: C:\Arquivos de programas\Autodesk\3ds Max 2011\downloads
    Export: C:\Arquivos de programas\Autodesk\3ds Max 2011\export
    Expressions: C:\Arquivos de programas\Autodesk\3ds Max 2011\express
    Images: C:\Arquivos de programas\Autodesk\3ds Max 2011\sceneassets\images
    Import: C:\Arquivos de programas\Autodesk\3ds Max 2011\import
    MaxStart: C:\Arquivos de programas\Autodesk\3ds Max 2011\scenes
    Page File: C:\Arquivos de programas\Autodesk\3ds Max 2011\temp
    Previews: C:\Arquivos de programas\Autodesk\3ds Max 2011\previews
    ReIO Error
    —————————
    OK
    —————————

      • araujodionata
      • 27 abril, 2011

      Olá Jane,

      Como eu disse não sou forte no 3DMax, mas vamos lá:
      Vc instalou alguma coisa antes de instalar o plugin?

      PS: Eu não testei com o 3D Max 2011 que é seu caso, derrepente pode ser essa a razão.

      Sorte!

    • jane
    • 17 junho, 2011

    como assim instalar outra coisa?
    algum outro programa? ele ta dando esse mesmo erro em outras versoes tbm

      • araujodionata
      • 27 junho, 2011

      Jane, um plugin… esse erro não é por causa do plugin do opencollada, tem outra coisa dando erro e não é o opencollada…

      Abraços

  6. Boa noite. Cheuguei ao seu blog por indicação sua mesmo numa resposta a um questionamento meu sobre rotação 360 em 3D com Adobe Flex.

    Gostei muito do seu post… vai me ajudar bastante… parabéns

  7. bom dia.
    trabalho com o 3d max 2009(32bt) e 2012(64)
    preciso exportar algumas animações para interações com os ibooks author.
    ainda estou na teoria da coisa, mas aproveito para esclarecer algumas duvidas com quem entende rsrs, e a principal duvida é: qual a diferença entre exportar com o plugim ou exportar diretamente do max, ja que na lista dos formatos tem tbm o collada DAE?
    vlw
    abraço

      • araujodionata
      • 24 janeiro, 2012

      Primeiramente meus parabéns pelas suas modelagens no blog, muito bom.
      Isac, tem um tempão q não estou trabalhando com Realidade Virtual, nem sei se o DAE do 3D Max já esta bom o suficiente quanto o plugin. Quando fiz este tutorial usei a versão 2009 e na época o formato DAE exportado pelo 3D Max não exportava com a textura. Nessa versão 2012 já não posso dizer nada.
      Faça o seguinte, exporte pelo 2009 com o plugin, da forma q expliquei no tutorial e depois exporte o mesmo modelo pelo 2012 sem plugin. E comente aqui o resultado falando sobre as diferenças (textura normal, tamanho do arquivo, se as animações exportaram corretamente,etc) q deram no resultado entre as duas formas.

      Obrigado.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 93 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: